Factoring ajuda empresas a financiar sua operação

Ao antecipar recebíveis, factoring possibilita que empresas paguem fornecedores, modernizem equipamentos e equilibrem fluxo de caixa

Autor: Renato JunqueiraFonte: 0 autor

Ao antecipar recebíveis, factoring possibilita que empresas paguem fornecedores, modernizem equipamentos e equilibrem fluxo de caixa

Seja para modernizar seus equipamentos, pagar fornecedores, contratar novos funcionários ou simplesmente ter maior equilíbrio no fluxo de caixa, é muito comum que as empresas precisem de recursos para financiar e expandir suas atividades. No entanto, as exigências de um banco podem dificultar ou até mesmo inviabilizar a liberação desse capital, especialmente no caso de negócios de menor porte.

Além disso, com a burocracia dessas instituições financeiras, o dinheiro muitas vezes demora algumas semanas para ser liberado, e esses prazos nem sempre condizem com o tempo do empresário, que pode ter necessidades urgentes. Em casos como esse, o factoring surge como uma opção interessante.

Entenda o factoring

Antes de mais nada, é importante lembrar que toda empresa comercializa algo, seja um produto ou um serviço. Contudo, nem sempre seus clientes pagam à vista. Por exemplo, caso um marceneiro seja contratado para fazer um móvel sob medida, ele precisará comprar a madeira usada para o trabalho, remunerar os ajudantes e ainda contratar alguém para realizar a entrega. Porém, como ele faz se o cliente decidir parcelar a compra?

A resposta é muito simples: ele pode recorrer ao factoring para antecipar esse recebimento em troca de um pequeno desconto sobre o valor final, também chamado de deságio. Desse modo, ao utilizar este instrumento em um volume maior de vendas, a empresa consegue levantar um capital relevante que pode ser usado para as mais diferentes finalidades dentro do negócio.

Como funciona o factoring?

Para entender como a operação se dá na prática, é importante conhecermos o seu passo a passo. Após realizar uma venda a prazo, a empresa interessada em antecipar esse recebimento procura a factoring. Primeiramente, ela será orientada a realizar um cadastro básico no banco de dados da instituição. A seguir, a companhia passará por uma análise, por meio da qual a factoring avalia sua capacidade de pagamento.

Uma vez aprovada, a empresa fornece os títulos cuja receita deseja antecipar, e a factoring faz uma proposta de quanto cobrará de deságio, considerando tanto os custos quanto os riscos do negócio. Caso ambas as partes entrem em acordo, elas assinam um contrato e o crédito é liberado.

Vantagens em todas as pontas

Na prática, as vantagens do factoring podem ser observadas nas três pontas do negócio, gerando benefícios para o cliente que compra a prazo, para a empresa que antecipa o crédito, e para a própria instituição que presta o serviço de factoring.

Enquanto no caso de um banco todo esse processo de antecipação poderia se estender ao longo de semanas, com a factoring é possível resolver a questão em poucas horas, desde que a empresa interessada já tenha um cadastro em seu banco de dados. Portanto, o principal ganho para o empreendedor está na praticidade e na agilidade para levantar os recursos necessários para manter sua operação.

Já o cliente que não teria condições de arcar com um pagamento à vista ganha a possibilidade de comprar a prazo e tem a segurança de que a empresa contratada será capaz de honrar seus compromissos. Por fim, a própria factoring consegue manter sua operação por meio do deságio, gerando empregos e ampliando sua capacidade para apoiar novas empresas com a antecipação.