Gestão de qualidade é crucial para o sucesso de um negócio, avaliam especialistas

Grupo SWA, desenvolvedor de produtos tecnológicos, cria setores de qualidade e processos que oferecem ao mercado soluções para combater o que é uma das principais dificuldades dos empresários

Fonte: engenharia de comunicação

Um Sistema de Gestão de Qualidade, o chamado SGQ, quando eficiente, é crucial para o sucesso de uma empresa. Entretanto, empresários enfrentam uma série de dificuldades e desafios para sua implementação. O diagnóstico é do Grupo SWA, desenvolvedor de soluções tecnológicas destinadas aos setores de educação, cooperativas de crédito e agronegócio, e que está em nova estruturação dos setores de qualidade e processos.

"Empresas que crescem e não investem em processos quebram, inevitavelmente", adverte o CEO do Grupo SWA, Leandro Scalabrin. Assim, argumenta o especialista, o investimento em gestão de qualidade conecta-se a um crescimento sustentável da organização. "Tem-se, com isso, um crescimento com efetividade".

Por isso, o Grupo SWA decidiu expandir sua atuação com a criação de dois setores para o desenvolvimento de soluções ao mercado — o de qualidade e o de processos. Para ambos, o grupo vai investir pelo menos R$ 420 mil em ferramentas de gestão, a partir de agora. Profissionais do Grupo SWA, com expertise em desenvolvimento de soluções tecnológicas para as áreas em que a organização já é referência, estão alocados nessas duas novas áreas.

"É um investimento no desenvolvimento de ferramentas de gestão relativas às áreas de atendimento, projetos, desenvolvimento e gestão de pessoas", cita o executivo do Grupo SWA. A ação inclui "onboarding advanced", ou seja, integração do corpo de colaboradores ao processo de treinamento para compreensão e uso das novas ferramentas. "Foi consolidada a criação, na empresa, de uma 'área de qualidade', com setor de gestão de produto, teste e documentação para o usuário", acrescenta.

Tanto estudos acadêmico-científicos como de mercado têm pontuado a relevância da qualidade dos processos e da gestão para as empresas. "Um SGQ deixou de ser diferencial para ser quesito de sobrevivência", reitera Scalabrin.

Entre outros estudos, o executivo cita a conclusão do artigo “A importância de um Sistema de Gestão da Qualidade para as empresas, e seus impactos na cultura organizacional”, difundido a partir de 2018 pelo XXV Simpósio de Engenharia de Produção, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru — mostrando que a preocupação com o tema não é de agora.

O estudo assinala que investir em qualidade e processo traz resultados para além do retorno financeiro. “Os benefícios advindos da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade”, diz o artigo, também dão “ênfase ao desenvolvimento humano e ao trabalho apoiado na motivação, desenvolvendo uma cultura capaz de assegurar a sobrevivência da empresa em longo prazo”. O texto é assinado pelos pesquisadores Sandro Italo de Oliveira, Iasmin Alexandrino de Miranda, Daniele Almeida de Sousa e Andhelyka Maria Alves Raquel.

O quesito “gestão empresarial”, o qual abarca SGQ, por sua vez, é determinante para fazer com que um negócio aberto ultrapasse os cinco anos de sobrevivência — período mais crítico, de mais dificuldades e desafios. É o que aponta o estudo “Causa mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos 5 primeiros anos de vida”, do Sebrae.

“As empresas que costumam aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizadas com respeito às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação tendem a sobreviver mais no mercado”, assinala o diagnóstico do Sebrae.

SOBRE O GRUPO SWA

A origem do Grupo SWA é de 2006, quando surgiu a SWA Informática. A empresa nasceu como desenvolvedora de software educacional, e seu produto, o Jacad, virou referência no mercado. Em 2020, foi constituída a Neocred, solução tecnológica para cooperativas de crédito. Em 2021, o grupo adquiriu a Matheus Soluções, empresa de software de gestão educacional existente desde 1999. Com a expansão, o Grupo SWA posicionou-se entre os cinco maiores na área de soluções tecnológicas para a educação.

MAIS INFORMAÇÕES

  • Sobre o Grupo SWA: https://www.swa.com.br/.
  • Sobre o artigo do XXV Simpósio de Engenharia de Produção: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/60327/1/2018_eve_sioliveira.pdf.
  • Sobre o estudo “Causa mortis”, do Sebrae: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Anexos/causa_mortis_2014.pdf.