IA para o mercado financeiro

Tecnologia para a nova era de investimentos

Autor: Gabriel GiannecchiniFonte: 0 autor

A inteligência artificial tem se tornado um assunto cada vez mais polêmico, causando reações que vão do entusiasmo ao pânico. Mas, não podemos negar que em diversos casos ela é uma tecnologia que pode auxiliar milhões de usuários das mais diversas maneiras. Quem lida com investimentos financeiros, por exemplo, são pessoas que vêm tendo proveito da IA, inclusive do ponto de vista profissional, há um bom tempo. Sistemas de negociação automatizados existem desde a década de 1970 e, com a internet, investidores acessam dados de mercado em tempo real desde meados de 1990. Contudo, além de ser uma tendência, plataformas inteligentes estão cada vez mais humanizadas no sentido de oferecer análises e recomendações com linguagem amigável e inclusiva.

O mercado financeiro vem passando por uma revolução tecnológica, que está mudando completamente a forma como os investidores administram suas carteiras. Essa transformação vem sendo impulsionada por avanços imensos em áreas como inteligência artificial, big data, digitalização de transações, análise e machine learning, que estão ajudando a tornar o universo financeiro mais eficiente e acessível do que nunca. Com a profusão dos influenciadores e coachs de investimento, e mesmo entre os mais experientes e profissionais, a inteligência artificial para investimentos vem se mostrando uma aliada indispensável, detectando comportamentos nocivos e apontando correções de rota, a fim de prevenir perdas milionárias causadas por decisões erradas, ou opiniões enganosas. Administradores de patrimônio, corretores e banqueiros de investimento conseguem atualmente tomar as melhores decisões de maneira assertiva para seus clientes com o uso de ferramentas digitais simples.

Vale destacar, entretanto, que sempre haverá algum risco envolvido, uma vez que nenhuma ferramenta de inteligência artificial consegue prever o sentimento e a emoção humanas - se isso existisse, os melhores desenvolvedores de TI criariam robôs para ficar investindo em benefício próprio, com 100% de acerto, o que é impossível. Até porque a tecnologia vem para ajudar, mas não para prever o mercado, pois a mente por trás da IA é humana.

Nesta nova realidade, o recente aumento na disponibilidade de dados e o desenvolvimento de algoritmos sofisticados permitiram que os investidores, do leigo ao experiente, tomassem decisões com mais embasamento. As recomendações são definidas a partir de análises de dados, que tem por critério os números mostrados pelas próprias empresas em seus balanços financeiros. Esses sistemas inteligentes coletam informações, os interpretam e os traduzem, resultando em um material de compreensão muito mais fácil do que os tradicionais relatórios e balanços financeiros. Com isso, investidores podem ter uma compreensão clara do mercado nos mínimos detalhes, seja em qual área de atuação, região ou tipo de indústria se queira investir, sinalizando as posições de compra, venda ou manutenção das ações com maior precisão e exatidão, reduzindo o risco de perdas.

As plataformas de negociação on-line não substituirão os traders, mas facilitam para os investidores a compra e venda de ações, títulos e outros ativos, enquanto os consultores robóticos fornecem consultoria de investimento personalizada e serviços de gerenciamento de portfólio. Essas ferramentas permitiram aos indivíduos assumirem o controle de seus investimentos e construírem portfólios adaptados às suas necessidades individuais. Ou seja, a decisão de aceitar ou não a recomendação da máquina ainda é humana, pessoal e intransferível.


Porém, não há dúvida de que vivemos um momento em que a inteligência artificial é a melhor amiga do investidor que deseja ter uma renda extra, mas dispõe de pouco tempo para estudar ou acompanhar o mercado. Na realidade, é o melhor momento para aprender. A tecnologia de investimento se tornará cada vez mais intuitiva e eficaz, com os investidores se tornando mais capacitados para controlar melhor seus ativos e tomar decisões mais fundamentadas. Bem-vindos à nova era dos investimentos!

*Gabriel Gianecchini é Country Manager da BrigdeWise no Brasil

Sobre BridgeWise

BridgeWise é uma startup israelense de pesquisa de IA que busca diminuir a distância da falta de conhecimento e de fluência em inglês para todos os investidores globais. Fundada em 2019 por Gabriel Diamant, os irmãos Dor e Or Eligula e Mor Hazan, a empresa implanta algoritmos de IA para analisar mais de 44 mil empresas de capital aberto em todo o mundo, gerando relatórios de pesquisa e recomendações detalhadas de compra/venda/manutenção em uma fração do tempo que levaria um analista. Os principais clientes da BridgeWise são consultores financeiros, gerentes de investimentos e pequenas e médias empresas. Certos clientes de varejo também recebem acesso por meio de suas plataformas de corretagem online. Mais informações no site oficial